“O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e aprender novamente”.

Alvin Toffler

Sobre a Universidade Corporativa na sua empresa.

O crescimento vertiginoso da informação, característica dominante da empresa moderna, torna o processo de aprendizado corporativo um desafio a ser vencido com competência por seus dirigentes. A cada dia surgem novas informações que no âmbito estratégico podem apresentar riscos a organização. A gestão destes riscos pode ser atenuada através de um consistente programa de capacitação integrado ao alinhamento estratégico da empresa de tal modo que, permita a integração dos interesses dos colaboradores associados aos objetivos institucionais.

  • Aprendizado.

Em business, o aprendizado é o meio para um fim. Sabemos que o fim é todo o resultado que a empresa deverá obter com reflexos em redução de custos, racionalização de processos, criação de novos produtos e serviços, satisfação do cliente e principalmente a lucratividade do negócio com um todo.

  • Treinamento

Nos dias atuais, o modelo de treinamento se aplica a adoção de uma metodologia padronizada, para obterem-se procedimentos padronizados para determinadas situações. O treinamento é feito através da modelagem do aprendiz a um contexto específico da organização ou para um contexto de aprendizado contínuo. As formas de treinamento podem ser ministradas, presencialmente, à distância mediada por satélite, à distância mediada por computador, via celular, através da intranet, via malote, fax, e-mail, enfim, por diversas formas disponíveis para a empresa. O importante, é que o treinamento tenha uma metodologia definida e um programa definido, propiciando ao aprendiz uma visão ampla do plano de ensino a que se submeterá. A cultura de ensino no Brasil, não estimula o hábito dos alunos para a leitura, desta forma a modelagem de aprendizado atual, na maioria das empresas, não atinge os objetivos desejados, pois carregam uma enorme quantidade de conteúdos predefinidos que desestimulam a fixação de conteúdos. Desta forma, o esforço na capacitação passa a ser frustrante, tanto para a empresa, quanto ao colaborador. Quando implantamos um programa de capacitação modular, com conteúdo programático adequado e moldado a realidade da empresa e do mercado utilizando várias metodologias de aprendizado, conquistamos a atenção na audiência dos colaboradores e desta maneira um melhor resultado nos objetivos traçados. A metodologia a ser utilizada envolve outros canais de desenvolvimento, tais como: palestras, estudos de caso, exercícios, atividades em grupo, pesquisas, workshop, convenções e outros meios que possibilitam a interação on-line ou off-line.

  • Transformação do paradigma do aprendizado.

A Universidade Corporativa transforma o paradigma de aprendizado, propõe um novo modelo centrado do desenvolvimento do indivíduo não só profissional, mas pessoal. A mudança para uma metodologia de ensino em tempo real mudará significativamente a empresa e o mais importante, criará um diferencial competitivo que dificilmente a concorrência conseguirá copiar em tempo hábil.

 “ A única coisa que oferece à empresa uma vantagem competitiva…é o que ela sabe, como ela usa o que sabe, e a rapidez com que consegue aprender alguma coisa nova” – Laurence Prusak, IBM.

  • Necessidades do Aprendiz.

O funcionário possui três características básicas em suas necessidades de aprendizado: acesso, abordagem abrangente do conhecimento e equilíbrio entre informação e treinamento. Uma metodologia formulada de maneira incorreta determina o desestimulo do funcionário a todo o processo. Não tão rápido que possa parecer “escola”, nem tão devagar que possa parecer “mais um treinamento”. O colaborador deve perceber claramente a preocupação com o seu crescimento e perceber principalmente o quanto a empresa está preocupada com o seu processo de capacitação e aprendizado.

A Troiano & Associados elaborará todo o processo de integração das necessidades de todos os colaboradores da empresa, objetivando um acesso amplo ao aprendizado. Através de uma abordagem abrangente, precisa, pontual, confiável, completa e organizada, propiciará uma facilidade de recuperação e utilização de seus conteúdos através de uma plataforma de ensino a distância apropriada a esta finalidade. O equilíbrio entre a informação e o treinamento é peça fundamental em toda a metodologia, treinar um funcionário sobre produtos é uma coisa, treinar o funcionário em como aproveitar todos os benefícios do produto em suas vendas, ou mesmo no atendimento ao cliente é outra coisa. Nossa experiência nestes últimos vinte anos em capacitação executiva, mostra que o grande erro é “jogar” o conteúdo para que os colaboradores aprendam a lidar com ele sem nenhum conhecimento técnico ou base de sustentação do aprendizado.

  • Necessidades da Empresa.

Informação, cultura aberta e tecnologia eficaz são quesitos fundamentais a implantação de um sistema de aprendizado constante como a Universidade Corporativa. Muitas empresas utilizam o processo de “pulverizar e rezar”, primeiro pulverize a informação e depois reze para que ela se fixe na mente dos aprendizes. Este anátema cresce a cada dia num grande número de organizações que se pré-dispõem a realizar treinamentos. A cultura aberta à informação é um processo lento e gradual, onde os aprendizes têm acesso à informação de forma sistêmica e organizada. Este fluxo de informação deve ser livre para que o processo torne-se mais ágil e eficaz. 

Nossa proposta de trabalho na Universidade Corporativa compreende diversos tópicos que serão adequados as necessidades de sua empresa, desde  empresas que já possuem uma estrutura de aprendizado, até empresas que desejam implantar a Universidade Corporativa.

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